R7: Um em cada cinco hospitais não tem protocolo para dose de antibióticos prescritos a pacientes

Estudo da Sociedade Brasileira de Infectologia destaca riscos e aumento de superbactérias

Uma pesquisa divulgada hoje revela que “um em cada cinco” hospitais não tem protocolo para ajustar a dose dos antibióticos prescritos aos pacientes, o que pode resultar no uso excessivo de medicamentos. Os dados são da Sociedade Brasileira de Infectologia. E um dos riscos é o aumento das chamadas superbactérias, que causam mais de 40 mil mortes por ano no Brasil.

Veja mais: https://noticias.r7.com/jr-na-tv/video/um-em-cada-cinco-hospitais-nao-tem-protocolo-para-dose-de-antibioticos-prescritos-a-pacientes-20082025/

26/01/2026

Campanha alerta para limites jurídicos da fiscalização parlamentar em serviços de saúde

Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP) pontua que abordagens inadequadas comprometem a assistência, (...)

26/01/2026

Gazeta de S. Paulo | Fiscalizar é um direito, respeitar o cuidado é uma obrigação

Hospitais não são palcos políticos nem repartições administrativas comuns Fiscalizar o sistema de saúde não é concessão: é um direito (...)

19/01/2026

AHOSP é destaque nos maiores portais do Brasil comentando sobre a morte do Popeye Brasileiro

O cardiologista e presidente da AHOSP, Dr. Anis Mitri, alerta que o uso de hormônios anabolizantes, sintéticos ou não, pode (...)

13/01/2026

Correio Popular | Casos de violência contra profissionais de enfermagem acendem sinal de alerta

Agressões verbais, psicológicas e físicas fazem parte da rotina de quem atua na linha de frente do sistema de saúde (...)