Iniciativa fortalece liderança feminina e amplia presença nos espaços de decisão na saúde

AHOSP Mulher, comitê da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP) foi lançada na quarta-feira (18) e propõe ações para impulsionar a representatividade feminina no setor

Com o objetivo de fortalecer a presença feminina nos espaços de decisão do setor da saúde, a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP) lançou, nesta quarta-feira (18), a AHOSP Mulher, iniciativa estratégica voltada à valorização, formação e ampliação da liderança feminina no segmento.

O lançamento reuniu, em um café da manhã, gestoras de importantes instituições da área, fortalecendo a proposta do comitê, de ampliar e qualificar a presença feminina em conselhos, comissões, fóruns técnicos e instâncias decisórias públicas e privadas, promovendo representatividade com protagonismo efetivo.

A AHOSP Mulher desenvolverá programas de mentoria, capacitação executiva e formação de novas lideranças, criando um efeito multiplicador que impulsione mulheres a ocuparem posições estratégicas com preparo técnico e visão sistêmica. Além disso, atuará para a ampliação da participação feminina nos debates regulatórios e na formulação de políticas públicas em saúde, assim como a promoção de ambientes institucionais mais seguros, inclusivos e sustentáveis, com incentivo a boas práticas de gestão de pessoas e prevenção ao assédio.

“O nosso propósito é fortalecer a liderança feminina dentro do mercado de saúde, onde a maioria dos trabalhadores são mulheres, mas temos poucas ainda em cargos de liderança”, disse Letícia Bellotto, Turim, presidente da AHOSP Mulher e que também preside a Santa Casa de Chavantes. “Que possamos unir forças, propostas, ideias, compartilhar dores também, e levar isso para que outras mulheres sigam nossos exemplos e também fortaleçam suas entidades, o setor e as suas ações no mercado de saúde como um todo”, completou.

“Na saúde, grande parte da força de trabalho é feminina, sabemos que as mulheres carregam isso nas costas e são altamente competentes e capacitadas, e percebemos que, de certa forma, as associações nunca deram um olhar tão importante para isso. A AHOSP foi fundada há mais de 60 anos para representar os hospitais do estado de São Paulo e é um prazer lançar a AHOSP Mulher desse contexto todo de trazer benefícios reais para o setor de saúde”, destacou Anis Mitri, presidente da AHOSP.

Reconhecimento

Na ocasião, também foi apresentado o Prêmio e o Selo de Excelência Feminina, ação do Grupo IBES, especialista em Acreditação em Saúde. Entre os objetivos estão fortalecer o empoderamento feminino, implementar práticas inclusivas, contribuir para uma cultura saudável, diversificada, ética e sustentável, além de servir de exemplo e inspiração para o setor de saúde. O cronograma de inscrição de instituições e o processo de tramitação de participação serão publicados no site da AHOSP e do Grupo IBES, a partir desta quinta-feira (19).

03/06/2026

Boletim Jurídico AHOSP

Legislação e Opinião CFM nacionaliza debate sobre inadimplência de honorários médicos e amplia alcance das sanções administrativas O Conselho Federal (...)

26/05/2026

Na Mídia: Portal Saúde Digital News destaca convite de entidade internacional ao presidente da AHOSP

O presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP), Dr. Anis Mitri, foi (...)

25/05/2026

Presidente da AHOSP integra Conselho de Administração e Governança internacional

Dr. Anis Mitri, que preside a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo, é um (...)

22/05/2026

Convenção AHOSP 365 apresenta balanço de um ano de atuação da entidade durante a Hospitalar 2026

Criada durante a edição de 2025 da Hospitalar, a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São (...)